Viva B.K.S. Iyengar!

Uma vida dedicada ao Yoga

(1918 – 2014)

 

Nossas saudações ao querido mestre B.K.S. Iyengar! Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar completaria 106 anos neste sábado, 14 de dezembro!

 

Vale relembrar a trajetória de nosso Guruji que dedicou sua vida ao Yoga e nos deixou um inestimável legado. Iyengar nasceu durante a pandemia mundial de gripe em 1918 e teve inúmeros problemas de saúde. Mas foi a tuberculose aos 16 anos que o levou a conhecer a prática de yoga, com seu guru Sri T. Krishnamacharya. Segundo o próprio Iyengar, esse foi o momento da grande virada em sua vida. E foi assim que passou sua adolescência, sendo iniciado no Ashtanga Yoga por seu guru.

A partir daí, além de  dedicar-se à sua prática,  começou a ensinar Yoga em Pune e  aprofundou-se cada vez mais em seus estudos. Ele lembra que foram momentos difíceis, de muito esforço, pouco dinheiro e comida. Mas ele não desistiu.

Em 1943, casou-se Ramamani e tiveram cinco filhas e um filho. Sua esposa foi uma de suas primeiras alunas e também sua assistente. Iyengar ensinou seus filhos a praticarem desde a infância. Sua filha mais velha, Geeta Iyengar, e seu filho Prashant Iyengar tornaram-se professores reconhecidos internacionalmente.

Sua esposa Ramamani faleceu aos 46 anos de idade e, em sua homenagem, Iyengar nomeou sua escola de yoga de “Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute” (RIMYI), inaugurada em 1975. Considerado o berço de sua técnica o instituto recebe alunos e professores do mundo todo até os dias atuais.

 

Em 1966, Iyengar lançou seu primeiro livro, o célebre Luz sobre o Yoga, considerado a “bíblia” do Iyengar Yoga. Ao longo de sua vida, escreveu muitas outras obras, traduzidas em diversos idiomas, como Luz sobre o Pranayama, Luz sobre os Yoga Sutras de Patanjali, A Árvore do Yoga e Luz na Vida. Iyengar viajou pelo mundo ministrando palestras e workshops com o intuito de disseminar seu método, que conta com o uso de acessórios que tornam a prática de Yoga acessível para todos, independente de sua idade, condição física ou social.

 

Guruji fez sua passagem em 2014, a poucos meses de completar  96 anos.

Sua luz permanece acesa. Nossos sinceros agradecimentos ao nosso querido mestre.

 

Selecionamos um texto com sua história e fotos de diversas fases da sua vida, uma indicação do site do RIMYI. Confira neste link!